sexta-feira, 1 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO: AS PROFISSÕES


CHEGOU O GRANDE DIA! HOJE ENCERRAMOS O PROJETO PROFISSÕES COM UMA LINDA EXPOSIÇÃODE MATERIAIS QUE CONFECCIONAMOS:
NÓS ESTAVAMOS REPRESENTANDO A PROFISSÃO DOS NOSSOS PAIS.
FOI BASTANTE DIVERSIFICADO, TINHA: ADOVOGADO, EMPRESÁRIOS, ADMINISTRADOR DE EMPRESA...
PROFESSORES, AGRONOMOS, VENDEDORES, MICRO- EMPRESÁRIO...
EDUCADOR FISICO, REPRESENTANTE DE VENDAS...
APRENDEMOS QUE TODAS AS PROFISSÕES SÃO IMPORTANTES!
RECEBEMOS VISITA DE VÁRIOS COLEGAS, PROFESSORES E PAIS!

OBRIGADA PELA ATENÇÃO DE TODOS! NÓS NOS DIVERTIMOS MUITO QUANDO ESTAMOS APRENDEMOS JUNTOS!
BEIJOS!

PROJETO PROFISSÕES


APRESNDEMOS MAIS SOBRE A PROFISSÃO DE UM EMPRESÁRIO:
ELE É DONO DE UMA GRANJA! E ADVINHA? CADA UM DE NÓS GANHOU UM PINTINHO E A RAÇÃO DELE!
APRENDEMOS TAMBÉM SOBRE O CICLO DE VIDA DAS GALINHAS.
VOCÊ SABIA QUE A GALINHA SÓ PÕE UM OVO POR DIA?

E QUE O PERIODO QUE A GALINHA CHOCA OS OVOS É DE 28 DIAS?
POIS É! APRENDEMOS BASTANTE!


OBRIGADA! AMAMOS A VISITA!

quarta-feira, 30 de março de 2011

PROJETO PROFISSÕES

RECEBEMOS A VISITA DA DONA SAÚDE:



ELA NOS ENSINOU UM POUCO SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!
SORRIMOS BASTANTE, POIS A ALEGRIA É ESSENCIAL PARA A SAÚDE!


E AINDA FIZEMOS UMA SALADA DE FRUTAS MUITO SABOROSA!
INGREDIENTES:

FRUTAS:
- KIWI
- BANANA
- LARANJA
- UVAS
- MELANCIA
- MAMÃO
- E AINDA USAMOS UM COPO DE SUCO DE GOIABA.

NOSSA MANHÃ FOI MARAVILHOSA!

PROJETO PROFISSÕES

RECEBEMOS MAIS UMA VISITA, O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS - DANIEL DIAS:

CONHECEMOS UM POUCO SOBRE SUAS FUNÇÕES.

AMAMOS A VISITA! OBRIGADA!

PROJETO PROFISSÕES

DURANTE TODO O MÊS DE MARÇO CONHECEMOS UM POUCO SOBRE VÁRIAS PROFISSÕES. E RECEBEMOS A VISITA DE ALGUNS PROFISSIONAIS:
DENTISTA ANA PATRICIA

CONHECEMOS VÁRIOS OBJETOS QUE O DENTISTA USA!

APRENDEMOS A ESCOVAR OS DENTES CORRETAMENTE!

AMAMOS A VISITA! OBRIGADA!



quarta-feira, 16 de março de 2011

AS BORBOLETAS


Brancas
Azuis Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

( VIVICIUS DE MORAES)
- Se quiser conhecer um pouco mais sobre o nosso poeta e compositor visite o site: www.viniciusdemoraes.com.br

14 DE MARÇO - DIA DA POESIA


A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.

A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.

Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.

Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.

Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

VINICIUS DE MORAIS - COMPOSITOR DO MÊS DE MARÇO




Na tempestuosa madrugada de 19 de outubro de 1913, nascia o garoto Vinitius. A grafia está correta. Seu pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, um apaixonado pelo latim, dera a ele este nome. Naquela noite nascia na Gávea, o futuro garoto de Ipanema.

Escreveu seu primeiro poema de amor aos 9 anos, inspirado em uma colega de escola que reencontraria 56 anos depois. Seus amores eram sua inspiração. Oficialmente, teve nove mulheres: Tati (com quem teve Susana e Pedro), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli (mãe de Georgina e Luciana), Maria Lúcia Proença (seu amor maior, musa inspiradora de Para viver um grande amor), Nelita, Cristina Gurjão (mãe de Maria), a baiana Gesse Gessy, a argentina Marta Ibañez e, por último, Gilda Mattoso. Mulherengo? Não, “mulherólogo”, como ele costumava se definir.

Tati, a primeira, única com quem casou no civil, é a inspiradora dos famosos versos “Que não seja imortal, posto que é chama/ Mas que seja imortal enquanto dure”. Deixou-a para viver com Regina Pederneiras. O romance durou um ano, depois do que ele voltou com Tati para deixá-la, definitivamente, em 1956 e casar com Lila, então com 19 anos, irmã de Ronaldo Bôscoli. Foi nessa época que o poeta conheceu Tom Jobim e o convidou para musicar sua peça Orfeu da Conceição. Desta parceria, surgiriam músicas símbolos da Bossa Nova como Chega de Saudade e Garota de Ipanema, feita para Helô Pinheiro, então uma garotinha de 15 anos que passava sempre pelo bar onde os dois bebiam. No ano seguinte, 1957, se casaria com Lucinha Proença depois de oito meses de amor escondido, afinal, ambos eram casados. A paixão durou até 1963. Foi pelos jornais que Lucinha, já separada, soube da ida de Vinícius para a Europa “com seu novo amor”, Nelita, 30 anos mais jovem. Minha namorada, outro grande sucesso, foi inspirado nela.

Em 1966, seria a vez de Cristina Gurjão, 26 anos mais jovem e com três filhos. Com Vinícius teve mais uma, Maria, em 1968. Quando estava no quinto mês de gravidez, Vinícius conheceu aquela viria a ser sua próxima esposa, Gesse Gessy. No segundo semestre de 69 começa sua parceria com Toquinho. No dia de seu aniversário de 57 anos, em 1970, em sua casa em Itapuã, Vinícius transformaria Gesse Gessy, então com 31 anos, em sua sétima esposa. Gesse seria diferente das outras e comandaria a vida de Vinícius com bem entendesse. Em 1975, já separado dela, ele se declara apaixonado por Marta Ibañez, uma poeta argentina. No ano seguinte se casariam. Ele tinha quase 40 anos mais que ela.

Em 1972, a estudante de Letras Gilda Mattoso conseguiu um autógrafo do astro Vinícius após um show para estudantes da UFF, em Niterói (RJ). Quatro anos depois o amor se concretizaria. O poeta , já sessentão; ela, com 23 anos.

Na noite de 8 de julho de 1980, acertando detalhes das canções do LP Arca de Noé com Toquinho, Vinícius, já cansado, disse que iria tomar um banho. Toquinho foi dormir. Pela manhã foi acordado pela empregada que encontrara Vinícius na banheira com dificuldades para respirar. Toquinho correu para o banheiro, seguido de Gilda. Não houve tempo para socorrê-lo. Vinícius de Moares morria na manhã de 9 de julho. No enterro, abraçada a Elis Regina, Gilda lembrava da noite anterior, quando em uma entrevista, perguntaram ao poeta: “Você está com medo da morte?”. E Vinícius, placidamente, respondeu: “Não, meu filho. Eu não estou com medo da morte. Estou é com saudades da vida”.

sexta-feira, 4 de março de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

COMPOSITOR DO MÊS DE FEVEREIRO - IVAN LINS


Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro RJ em 16 de Junho de 1945. Filho do militar Geraldo Lins e de Leia Guimarães Lins. Aos dois anos de idade, mudou-se com a família para Massachusetts, EUA, ai permanecendo por três anos. De volta ao Brasil, foi matriculado no Colégio Militar, onde, aos 12 anos, teve seu primeiro contato com a musica, por intermédio da banda do colégio. Aos 18 anos, aprendeu piano de ouvido, passando a tocar jazz e bossa nova. Em 1968, chegou a final do Festival Universitário da TV Tupi com a musica Ate o amanhecer (com Valdemar Correia). Formou-se em química industrial pela UFIU em 1969. Nesse mesmo ano, Elis Regina gravou com enorme êxito a canção Madalena (com Ronaldo Monteiro); e, em 1970, obteve o segundo lugar no V FIC cantando O amor é o meu pais (com Ronaldo Monteiro), música usada nos aviões da Varig na subida a bordo dos passageiros de vôos internacionais. Por essa época, foi convidado, com Aldir Blanc, Gonzaguinha e outros, para comandar o programa Som Livre Exportação, da TV Globo.

Em 1974 lançou o álbum Modo livre, pela RCA, com o sucesso Abre alas, que inaugurava a parceria com o letrista Victor Martins. No ano seguinte, ainda pela RCA, lançou Chama acesa. Em 1977 conseguiu outro grande sucesso com a musica Somos todos iguais esta noite (com Victor Martins), lançada em disco homônimo pela Odeon. No ano seguinte, lançou o LP Nos dias de hoje e, em 1979, A noite, ambos pela Odeon. No inicio da década de 1980, sua musica Começar de novo (composta em 1979, com Victor Martins) obteve êxito na interpretação de Simone. Na mesma ocasião, fez sucesso com o LP Novo tempo (Odeon). Transferiu-se em 1981 para a Polygram e lançou o disco Daquilo que eu sei. Dois anos depois, gravou o LP Depois dos temporais (Polygram).

A partir de 1985, passou a gravar nos EUA e a realizar tournées internacionais. A repercussão alcançada o levou a criar uma editora nos EUA, a Dinorah Music, ligada a produtora de Quincy Jones. Com o reconhecimento internacional, suas musicas foram gravadas por George Benson, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, entre outros. Em 1989 gravou pela WEA o disco Love dance, todo em inglês. Nesse mesmo ano, lançou no Brasil o disco Amar assim (Polygram). Ao comemorar 20 anos de carreira, em 1990, realizou uma tourneé pelo Brasil e lançou o disco Ivan Lins: 20 anos (Som Livre).

Criou em 1991 a gravadora Velas, graças ao amigo, parceiro e sócio Victor Martins, com o objetivo exclusivo de lançar novos talentos e de resgatar as raízes da musica brasileira. Como produtor e empresário, lançou cantores como Chico César, Lenine e Belô Veloso. Em 1993 lançou no Brasil e nos EUA, Japão e Europa, o CD Awa Yio, todo em parceria com Victor Martins, tendo a musica Meu pais obtido grande sucesso. Em 1995 lançou o CD Anjo de mim (Velas), uma vez mais com músicas em parceria com Victor Martins. No ano seguinte, gravou com a banda Irakere o disco Ao vivo em Cuba. Em 1997 lançou o CD duplo Vivanoel - Tributo a Noel Rosa (Velas), com a participação de diversos convidados.

Bibliografia: Enciclopédia da Música Brasileira

Art Editora e PubliFolha

INFANTIL IV 2011




SEJAM BEM VINDOS AO INFANTIL IV!

SOMOS UMA TURMA MUITO ANIMADA! GOSTAMOS DE APRENDER E NOS DIVERTIR BASTANTE!

2011 SERÁ CHEIO DE MUITAS CONQUISTAS E FESTAS!

BEIJOS!
PROFESSORAS: TATIANA E LEKA